O MOSTEIRO

O nascimento

Fachada atual do Mosteiro
Era o mês de janeiro de 1997 e o dia 25 foi uma bela tarde, não muito quente. A Catedral estava repleta de pessoas que foram para a missa das 17 horas, mas não só para isso. Iam também participar do nascimento do Mosteiro da Santíssima Trindade que, durante a Eucaristia daquele sábado, seria erigido canonicamente, isto é, passaria a existir de forma jurídica, na Igreja de Santa Cruz do Sul. Em seguida à homilia o Sr. Bispo leu o decreto de ereção canônica.

Casa de Retiros Loyola
Depois da missa, concelebrada pelos três bispos amigos: D. Sinésio Bohn, D. Henrique Fröliche e D. Paulo Moreto, por Pe. Marcelo Guimarães, Pe. Edson Damian, Pe. Erno Birck, Pe. Sizo de Assis Lima, ainda mais setenta pessoas subiram até a Casa de Retiros a fim de participar do “Início do Louvor Divino” no Mosteiro, com o canto das Vésperas, precedido pelo Lucernário e seguido pela partilha de alimentos.

Inauguração do mosteiro
No dia 15 de outubro de 2000, depois de todo esse tempo de provisória e precária instalação na Casa de Retiros, esperávamos colocar na terra a primeira pedra do mosteiro definitivo, num serro da Linha Travessa. Mas “o homem põe e Deus dispõe”: as chuvas não permitiram colocar na data escolhida (dia da grande edificadora de Mosteiros, Teresa d’Ávila), o marco inicial das obras do Mosteiro.

Inauguração do mosteiro
Quem já viu o banner com a fachada do futuro mosteiro das monjas de São Bento pode ter-se perguntado: para que tanto telhado para uma pequena comunidade de irmãs? Na verdade, um mosteiro é muito mais do que uma residência para as irmãs. E, ainda, o número das que o podem habitar não tem limite de crescimento.

Capela
Um mosteiro é uma pequena cidade onde as pessoas vivem, rezam, trabalham, estudam, acolhem e partilham com os que chegam, de perto ou de longe, a sua procura de Deus, a sua experiência de oração e a sabedoria de vida recolhida de uma tradição tão vasta como os quinze séculos da história beneditina. Ocorre sempre, também, uma fraterna partilha de recursos materiais, assim como se faz entre as famílias cristãs.

Capela
Se passearmos pela planta baixa do mosteiro, vamos encontrar duas regiões nitidamente distintas e fisicamente separadas: a área do acolhimento e a área da intimidade da família monástica. A igreja abacial faz o ponto de junção dessas duas regiões : ali todos se alimentam juntos com o pão da Palavra e com o pão da Eucaristia.

Refeitório
Na área do acolhimento encontramos as dependências da portaria e da administração, as salas para o atendimento, que são grandes para os grupos e bem pequenas para as conversas pessoais e o aconselhamento. Encontram-se também o refeitório e a pequena copa, com o fogãozinho para o chimarrão, destinados aos hóspedes. No segundo pavimento vamos encontrar os quartos dos hóspedes, um estar e outros espaços necessários.

Biblioteca
Na parte íntima da comunidade temos o solene espaço do refeitório monástico, que guarda um paralelismo de estrutura e ritos com a igreja - na qual se põe a mesa da Eucaristia, a biblioteca cujo acervo está sempre em crescimento e é comparada ao arsenal daquela milícia do Senhor. A Biblioteca possui anexos tranquilos e silenciosos, destinados à leitura e ao estudo.
Vista da Linha Travessa

O noviciado, é uma sala ampla onde as novas monjas recebem aulas, instruções e a iniciação aos usos monásticos. Inclui também a pequena sala onde a mestra recebe as noviças para conversas particulares. Continuando nosso passeio chegamos à cozinha das monjas . Esta é a mesma que serve à hospedaria: assim os hóspedes adaptam-se a refeições bem feitas e bem apresentadas, mas simples e sóbrias das irmãs.
Vista do jardim

Chamamos celas aos quartos de dormir porque na verdade são pequenas células, onde a monja tem apenas o leito, uma mesa de estudo e um pequeno roupeiro. É um espaço de total silêncio e intimidade pessoal. Só as irmãs enfermas recebem visitas na cela. É um lugar de oração, de estudo e de repouso.
Vista do jardim

As monjas devem viver do trabalho de suas mãos e esse trabalho deve ser feito “dentro dos claustros do mosteiro”, diz a Regra de São Bento e a legislação da Igreja. Podemos então ir até as “oficinas”: a cozinha, a despensa, a lavanderia, a sala de costura, o ateliê de velas, o de restauração e o de desenho, a horta e o jardim, com seu depósito de ferramentas. Os diversos ateliês incluem-se entre as oficinas e cada mosteiro tem as suas próprias. Aqui em Santa Cruz, as irmãs fazem restauração de imagens, velas decorativas, licores e geleias e ainda cartões com mensagens. Há ainda as salas da administração, o arquivo e a secretaria.
Quero-quero no jardim

Se não estão cansados convido-os a caminharem para a igreja. Se desejam ainda andar, podemos ir ao escritório da superiora onde se organiza a vida comunitária e onde semanalmente as irmãs são atendidas para diálogo e orientação espiritual. Do projeto consta a “Casa do Capelão” que na fase inicial da construção servirá como pequena hospedaria, para poucas pessoas.

Almoço anual do mosteiro
O Mosteiro não é apenas um edifício diferente que marca a paisagem do Roteiro Germânico do Rio Pardinho. Na sua localização proeminente, o campanário do Mosteiro coloca, com certeza, uma nova marca no belo visual de Santa Cruz mas será bem mais do que isto. Sete vezes por dia soará um sino – um doce futuro sino – convocando as irmãs e a todos em cujo coração ecoar esse convite à prece - para um encontro de louvor, de escuta da Palavra de Deus, de reflexão e de intercessão por tantos bons e sofridos projetos mas também por tantos tristes e pungentes dramas que nos ferem, no dia a dia da cidade.

A dedicação



Mosteiro Beneditino da Santíssima Trindade

A irradiação


Os mosteiros femininos normalmente não assumem tarefas pastorais porém exercem um vivo apostolado pela própria irradiação de sua vida monástica.

Pela liturgia


Nossa primeira forma de irradiação é o acolhimento na liturgia. Nossos momentos de oração comunitária são sempre abertos e podem participar todas as pessoas que desejarem. Para isso temos os livros e folhetos preparados.

Pela reflexão

Grupo de estudo dos salmos; Encontros de reflexão e oração, organizados pelo Mosteiro ou solicitados por grupos; Por participação em publicações, com matérias solicitadas; Pelo CEPAMI (Centro Ecumênico de Estudos dos Pais e Mães da Igreja, cuja secretaria está a cargo do nosso Mosteiro.

Pela orientação

Retiros individuais ou em pequenos grupos, solicitados pelas pessoas ou programados pelo Mosteiro. Aconselhamento???????

Pela solidariedade

A construção




Em quatro anos anos de trabalho conseguimos construir perto de 2/3 do projeto total de nosso mosteiro. Pensamos em aguardar o crescimento numérico de nossa comunidade para empreender, então,o término da construção. De outro lado somos estimuladas por grupos que desejariam realizar aqui seus encontros, treinamentos, cursos, a construir a ala que falta ao prédio. As irmãs passarão a habitá-la deixando livre para hospedaria os quartos e outros espaços que ocupam.

De todo modo, estamos organizando o entorno da casa, como horta, jardim, pomar, os bosques e a trilha da mata, como sítios propícios à meditação, à oração e a um lazer ecológico. Estamos plantando árvores de flores e fruteiras na mata para nossos pequenos irmãos alados, os pássaros, que já nos encantam com sua variedade de plumagem e canto.

Seja amigo do Mosteiro, ajude-nos a terminar a construção e a oferecê-la a Santa Cruz do Sul. Você será, assim, um (a) edificador (a) do mosteiro. Deposite em nossa conta:

Mosteiro da Santíssima Trindade
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 500 Conta nº: 1328-8 
Santa Cruz do Sul - RS.
Projeto da fachada do Mosteiro da Santíssima Trindade 

5 comentários:

  1. As irmãs estão de parabéns. Que Nosso Pai São Bento abençoe a cada um conforme este espírito belíssimo de vida contemplativa. Dom Leão,OSB+

    ResponderExcluir
  2. Pedimos orações pela edificação de nosso Mosteiro de São Bento em São Luís do Maranhão. Teremos a graça de oferecer mais um espaço de vida contemplativa entre o norte nordeste. Que São Bento nosso Pai e a intercessão daqueles que foram alicerces da vida monástica intercedam por nós e pela nossa Igreja. Em memória a Dom Basílio Penido grande pai e fundador de diversos mosteiros da Ordem de São Bento.

    ResponderExcluir
  3. Com alegria, expresso a minha gratidão, pelos dias vivenciados nesta comunidade. O meu retiro foi uma bênção de Deus em minha, e uma experiência profunda de fraternidade com essa comunidade.
    Agradeço pela calorosa acolhida e ternura... Ganhei uma comunidade em oração e amizade. Meu grande abraço, e prece a cada uma das Irmãs... Att, Irmã Louisiane

    ResponderExcluir
  4. Estou tentando contatar o Mosteiro sem sucesso. Poderia passar o fone e email. grata

    ResponderExcluir
  5. Irmãs...enviei uma mensagem anterior mas não sei se chegou...queria agradecer a recepção no mês passado quando fui até aí para visita-las....estou pensando voltar em breve! Que Deus proteja e abençoe a todas! Obrigada por conhecê-las.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...