Mergulho na sarça ardente

Na entrada de cada igreja seria bom se nos deparássemos com Moisés tirando as sandálias, atitude fundamental de quem entra em um lugar sagrado. Não um preceito moralizante, não um peso e uma obrigação: uma sugestão. Cada um descobriria o que é a sua sandália e porque deve ser retirada. Essa é a atitude fundamental dos muçulmanos até hoje. Essa é a atitude dos irmãos evangélicos que guardam a roupa melhor para ir ao culto, como o centro de suas vidas. A igreja é um lugar sagrado. e deve ser diferente de
todo o resto, ao contrário não será igreja. Nós católicos, depois de uma interpretação superficial do Concílio, fizemos da liturgia e seu espaço um exercício mental, racional, intimista ou emocional, mas perdemos o caráter objetivo que ele tem. Por isso a sandália aqui, mais do que qualquer outra coisa. significa que estou diante de uma Realidade objetiva, que não entendo nem entenderei, mergulharei nela, e ela objetivar minha vida! A sandália me protege os pés de tocar a terra, seja das feridas que possa proporcionar, mas também da imensa comunicação que pode ocorrer quando estou desarmado. E o risco de tocar o único terreno real que importa.o risco de quem entra no deserto! Nosso caro Moisés é uma mensagem, sem


escutar o silencio eterno da Trindade. O Mistério é inexplicável, e se assim não fosse, não seria mistério... Ele é “contemplável”, dele podemos beber. nele mergulhar, porém nunca contê-lo e retê- lo.

Os israelitas. que gemiam sob o peso da servidão clamaram; do fundo de sua escravidão, subiu o seu clamor até Deus. Deus ouviu os seus gemidos e lembrou-se de sua aliança com Abraão. lsaac e Jacó. Ele olhou para os israelitas e se ocupou deles.

«Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madian. Um dia em que ele conduzira o rebanho para além do deserto, chegou até a montanha de Deus, Horeb. O anjo do Senhor apareceu-lhe em uma chama de fogo (que saia) do meio duma sarça. Moisés olhava: a sarça ardia, mas não se consumia. Vou voltar, disse ele consigo. para contemplar esse extraordinário espetáculo, e saber porque a sarça não se consome’. Vendo o Senhor que ele se voltou para ver, chamou - o do meio da sarça: Moisés. Moisés! ‘Eis-me aqui!’ Respondeu ele. E Deus: Tira as sandálias dos teus pés. porque o lugar em que te encontras é uma Terra Santa. Eu Sou, ajuntou Ele, o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, de lsaac e o Deus de Jacó’.Moisés escondeu o rosto, e não ousava olhar para Deus.»

Q Senhor disse, vi a aflição do meu povo que está no Egito e ouvi os clamores por causa dos seus opressores, sim: eu conheço os seus sofrimentos.. Ex 2, 23-3.7.

Dentro da igreja estamos dentro de uma terra santa que é este espaço sagrado e que é também o coração de cada Pessoa que aqui entra.

Mooisés viveu uma experiência interessante: É um fugitivo, um assassino. Abandonou seus irmãos que também o rejeitaram e veio salvar sua pele nas terras pagãs de Madian.

Ali se casa, trabalha, e tenta esquecer o que ficou para trás... Mas não consegue! Carrega dentro de si uma chaga, uma ferida que não cicatrizou e que o incomoda continuamente.

É como se carregasse dentro dele um fogo que queimasse mas n!ao se consumisse. Uma sarça da qual aquela que via não era senão um símbolo e este era o seu ponto fraco, secreto, e vergonhoso, por tantos anos...Quanto desejou que se apagasse ou que o devorasse completamente, de uma vez... Mas nem uma coisa nem outra, ela queimava e não se consumia... e tudo isso porque Deus estava nela, era ele mesmo o fogo ininterrupto que se fazia presente!

Moisés vive uma grande confusão interna pois de todos os lugares simbólicos de sua existência este era o mais pobre e miserável, era o último lugar que poderia hospedar o Três Vezes Santo. Ele havia escolhido estar ali todo este tempo... É algo que nos custa compreender! Sobretudo porque nessas alturas, cada um pensa em sua própria sarça ardente, e começa a questionar-se seriamente se ela não seria justamente o portal de seu santuário interior, sempre buscado e nunca encontrado, porque buscado somente nas partes nobres da casa...

O Senhor não dá muitas explicações sobre esse seu estranho gosto de nos encontrar somente em nossa verdade mais profunda, ainda que dolorosa.

Se ele marcou conosco um encontro no pó da terra, não foi para humilhar-nos mas porque somente ali nos encontraria desarmados de nossas virtudes... Ele simplesmente está ali e está nem! Esta sua presença santa muda tudo até então... E isso ele mesmo nos adverte: “Tira as sandálias... a terra em que pisas é santa!” A confusão toma conta de nosso ser... Como pode minha ferida ser santa? A presença dentro dela responde silenciosa, estando ali, simplesmente, sem maiores explicações. Se quisermos contemplar o mesmo mistério com a luz do novo Testamento podemos olha-lo com os olhos de S. Tomé que ao tocar as chagas de Cristo, toca as suas próprias, que se tornam neste momento, chagas gloriosas conectadas para sempre com o mistério pascal do Senhor.

O homem é curado e continua com sua ferida. É um paradoxo incompreensível! Só que ele agora não está sozinho, “Eu sou”está ali, e ele começou a perder o medo de se aproximar dela, o que lhe permitirá descobrir-lhe as riquezas e belezas, sobre tudo sua sacralidade e seu espaço de encontro. O próprio Senhor o instrui, tirando-o de si mesmo e enviando-o de volta ao Egito, parte de suas chagas... Porque lá existem muitos que precisam de libertação. Como o amor é difusivo de si mesmo, não pode ficar contido, é chamado a se comunicar a essa mesma comunicação faz parte da terapêutica divina que leva o homem a assumir suas raízes de forma positiva e luminosa a serviço dos demais. Desta maneira, o campo do amor, enraizado na verdade, faz o homem crescer por inteiro.

A Igreja, quando celebra a Liturgia em assembléia, ou em sua arte e arquitetura, (que deveria continuar celebrando a liturgia através da matéria e das formas) deveria ser esse lugar de mistério, onde o homem se encontra consigo mesmo em Deus, através dos símbolos, os únicos capazes de dar imagem a realidade profundas e sem nome; e deste encontro o seu compromisso na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...