Ano de 2006

QUARESMA
Apesar de não ser uma prática religiosa comum na nossa região, nas celebrações da Via-Sacra, nas 6ªs.-feiras, tivemos a presença de alguns vizinhos e jovens da Linha Travessa.

MAIO
Dia 5. Ir. Maria Teresa Barbosa, que está conosco desde outubro, terminando o seu tempo de Profissão Temporária no Mosteiro de Nossa Senhora das Graças, faz os votos trienais para o “Tempo de Provação” para nosso Mosteiro.


VIGÍLIA PASCAL
Na preparação e na realização do Tríduo Sacro e da Vigília Pascal tivemos o apoio e a presença da mesma equipe de celebração que sempre construía conosco esse momento na antiga Casa de Retiros. Realizamos uma verdadeira e longa vigília pascal, plena de interioridade e ao mesmo tempo de vivacidade e de alegria. Mesmo as crianças participaram felizes e atentamente. Fizemos a bênção do fogo novo e o acendimento do Círio Pascal no alpendre da portaria e entramos em procissão para a capela que está organizada no salão de conferências. Júlio César de Lima cantou o Exultet com a belíssima melodia e texto em composição poética sua e de Ir. Marcelo Rezende Guimarães, O.S.B.. Todos os salmos e responsos foram cantados por toda a assembléia. Nossos leitores foram pessoas “capazes de bem desempenhar esse ofício, de modo a edificar os ouvintes”, como diz N.P. São Bento. Alguns deles já são leitores oficiais de seu texto. Como cada ano, tivemos um batismo, desta vez de uma criança, a pequena Paula .Sim, foi a Páscoa do Senhor!

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

Novamente estivemos unidas com nossos irmãos luteranos pedindo pela unidade e já prefigurada na alegria e na caridade fraterna que nos uniu. O Pastor Oswaldo e o nosso capelão, Pe. Álvaro Lenhardt alternaram a pregação bíblica e as orações. As demais funções foram distribuídas entre luteranos e católicos. A esposa do Pastor Oswaldo dirigiu com mestria o coral de sua igreja.

JUNHO
Dia 4. Também este ano celebramos solenemente a Vigília de Pentecostes. Participaram conosco o Reitor do Seminário com alguns seminaristas. A Vigília terminando com a celebração da Eucaristia realizamos depois um momento de confraternização em torno da fogueira que sempre acendemos após a Vigília. Realizamos assim um movimento inverso ao da Vigília Pascal, que começa no pátio e se dirige para a igreja; aqui começamos na igreja e terminamos no pátio, sinalizando a difusão do fogo do Espírito para todo o universo.


JULHO

De 30 De Julho a 04 De Agosto. Madre Abadessa Paula Ramos e Ir. Isabel Teixeira participam do Retiro Anual dos Monges do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro

AGOSTO
Dia 20. Irmã Marta Maria Godoy fez a sua Profissão Trienal na Solenidade da Assunção da Virgem Maria, na Eucaristia celebrada por Ir. Marcelo Rezende Guimarães, O.S.B. monge do Mosteiro da Anunciação do Senhor da Cidade de Goiás.Sendo um domingo, houve uma grande presença de vizinhos e de amigos nossos. Dois irmãos Lassalistas, antigos companheiros de trabalho de Ir. Marta Maria e Alex, um de seus filhos, também estiveram presentes, com outros amigos de nossa irmã.


SETEMBRO

Ir. Andréa Freire e Ir. Roberta Peluso fizeram viagens que trouxeram para a Comunidade um acréscimo de cultura e de alargamento do espírito, o que se reflete notavelmente em nossa vida espiritual e de vivência fraterna. Partilharam conosco os dons e a experiência de conviver com realizações diferentes do ideal monástico. Ir. Andréa participou da 3ª. etapa do Curso de Teologia para Contemplativas em Igarapé (Grande Belo Horizonte) e Ir. Roberta representou as Beneditinas Jovens no Simpósio da “Communio Internationalis Benedictinaram” , em Roma e esteve depois em Kloster Fahr na Suiça, visitando também Einsiedeln e Sankt Gall. Ir. Roberta trouxe apostilas, livros, filmes e CDs. Ir. Andréa trouxe livros, apostilas, CDs e... muitíssimas mudas de plantas para nosso jardim e pomar!


NOVEMBRO

Com a presença de Me.Abadessa Paula Ramos, participamos do X EMLA – Encontro Monástico Latino-Americano – em Belo Horizonte, com o tema “ A PAZ Beneditina, dom e desafio” ,outra experiência de participação e comunhão. Graças à evolução tecnológica de nossas comunidades recebemos toda a documentação escrita e fotográfica do evento num excelente CD elaborado pelo Mosteiro de Nossa Senhora das Graças, com as fotos de D. Bento, do Mosteiro de São Paulo.

DEZEMBRO
Dia 17. Neste dia iniciamos o que chamamos a Semana Santa do Natal, com as vésperas solenes com as antífonas do O. Para nossa surpresa vários de nossos visinhos vêm rezar conosco, assim como pessoas da cidade. Durante os sete dias (menos na 5ª.-feira pois nossos vizinhos são feirantes) tivemos a sua participação, inclusive na salmodia e também como ceroferários.

Dia 24, domingo. As pessoas vieram para a missa do domingo, às 9:30 e voltaram para a missa do Natal, às 23:00, a que chamamos Missa do Galo, em atenção ao ambiente rural no qual estamos inseridas. Pe. Álvaro, D. Norma Klein e mais três vizinhos ficaram para a ceia que se seguiu. Foi uma vigília bem alegre.

Dia 28. Como sempre, após o jantar, distribuímos com a comunidade os presentes de Natal: todos utilidades para nossa própria casa. Ninguém precisava de nada, assim o Menino Jesus foi quem os escolheu, todos.

Dia 31. Vigília do Ano Novo. Rezamos as Vigílias da Solenidade da Mãe de Deus e, às 11 horas a missa votiva pela Paz do mundo. D. Norma veio de novo com Pe. Álvaro e depois da missa, com mais três amigas nossas , ficaram para comermos lentilhas, uma tradição gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...